domingo, 1 de abril de 2012

CELEBRAÇÃO DO DOMINGO DE RAMOS

A paróquia de São Pedro em Tejuçuoca realizou na manha deste domingo, 01/04 a celebração do domingo de Ramos, celebração esta que atualiza a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sua Paixão e Morte. Com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, inicia-se a Semana Santa, que os antigos cristãos chamavam “Grande Semana”.

Neste dia, a Igreja celebra dois mistérios bem distintos e complementares: (1) a entrada solene de Jesus em Jerusalém para celebrar sua última e definitiva Páscoa e (2) a sua Paixão e morte. A entrada é celebrada com a bênção dos ramos e a procissão; a paixão e morte são celebradas na missa. Então, não existe uma Missa de Ramos; de ramos é a Procissão; a Missa é da Paixão do Senhor.

Para tornar presente a reflexão acerca da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema: "Fraternidade e Saúde Pública", a Bênção dos Ramos foi realizada no Hospital Roque Silva Mota, ponto de partida da Procissão dos Ramos até a Igreja Matriz.

As ruas da cidade por onde foi realizada a procissão estavam preparadas para a passagem do momento. Esse gesto não apenas dramatizou a entrada de Cristo em Jerusalém, mas também nos prepara espiritualmente para a vivência da Semana Santa.

Durante o trajeto era possível visualizar várias casas preparadas para a passagem da Procissão dos Ramos. A arrumação da casa com símbolos nas janelas e portas, dá testemunho da catolicidade de nossas famílias.

A equipe de Liturgia preparou para o momento da procissão, uma singela encenação que simbolizou a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento. Esse trecho da Biblia aborda esse momento... Leia com atenção!
"Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: “Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo encontrarão uma jumenta amarrada, com um jumentinho ao lado. Desamarrem-nos e tragam-nos para mim. Se alguém lhes perguntar algo, digam-lhe que o Senhor precisa deles e logo os enviará de volta”. Isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta: "Digam à cidade de Sião: ‘Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta". (Mateus 21, 1-5)

No Início da Missa percebeu-se a ornamentação com a cor vermelho, cor da paixão, do sangue, do Espírito de amor que faz dar a vida pelos irmãos. As leituras transmitem a todos como foi a passagem de Jesus por Jerusalém, confira alguns trechos...

Leitura da Palavra de Deus. A primeira leitura, é o Terceiro Canto do Servo Sofredor de Isaías (Is 50,4-7), recordando que o Senhor Jesus se fez obediente ao Pai, um verdadeiro discípulo, aprendendo com o sofrimento, e encontrou forças na confiança no seu Senhor e Deus. O salmo responsorial é o Sl 22, aquele que Jesus rezou na cruz. Rezar esse salmo é ler os pensamentos de Jesus no momento da cruz! A segunda leitura é o profundo hino de Filipenses 2,6-11: O Filho, sendo Deus, humilhou-se até a morte de cruz e foi exaltado pelo Pai acima de tudo.

Esta Missa tem um Prefácio próprio, que resume de modo admirável o mistério pascal: “Inocente, Jesus quis morrer pelos pecadores. Santíssimo, quis ser condenado a morrer pelos criminosos. Sua morte apagou nossos pecados e sua ressurreição nos trouxe vida nova”. A homilia dessa missa não deve deter-se sobre o tema dos ramos e sim no mistério do amor do Senhor que se entregou ao Pai por nós até a morte e morte de cruz.

Como aos discípulos, assim também a nós Jesus dirige o convite: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me": "O cristão segue o Senhor quando aceita com amor a própria cruz, que aos olhos do mundo parece uma derrota e uma 'perda da vida', sabendo não carregá-la sozinho, mas com Jesus, partilhando o seu mesmo caminho de doação... Aceitando voluntariamente a morte, Jesus carrega a cruz de todos os homens e se torna fonte de salvação para toda a humanidade."

FOTOS e TEXTO: Paróquia de São Pedro
Adaptação por Fábio Farias








0 comentários:

Postar um comentário